Sunday, September 16, 2007

Simpósio na UFSC debate Pesquisa em Jornalismo na Região Sul

Na Universidade Federal de Santa Catarina está meu orientador, professor Elias Machado. Há alguns anos, um grupo de professores vem ativamente buscando consolidar estudos específicos no campo do Jornalismo e parecem ter avançado em muito nos últimos anos, com a incorpoação de novos professores, entre eles Elias Machado e Tattiana Teixeira, e com a criação da pós-graduação.

Abaixo segue o programa da encontro.
Esta postagem não se refere especificamente a Sistemas para o Ciberjornalismo, mas no encontro estará sendo discutida a pesquisa como um todo, com alguns dos mais importantes pensadores brasileiros sobre o assunto.

Segue texto de divulgação e programa do evento.


Representantes de todos os programas de pós-graduação em Comunicação da Região Sul estarão em Florianópolis na próxima semana para debater o estado da arte da pesquisa em jornalismo e estabelecer redes de colaboração neste campo. O presidente da Intercom, José Marques de Melo, o presidente da Radiobrás, José Roberto Garcez, e o diretor editorial da Associação Nacional dos Jornais, Marcelo Rech, são outros destaques do I Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro na UFSC e será transmitido ao vivo pela internet. O evento marca o início do funcionamento do Mestrado em Jornalismo da instituição. Também estarão presentes os representantes da área na Capes e CNPq, Marcius Freire e Juremir Machado. A pesquisa em Jornalismo realizada na UFSC e na pioneira Linha de Pesquisa em Jornalismo e Sociedade, da UnB, serão outros temas das comunicações. Os principais objetivos são estimular o crescimento da pesquisa em jornalismo na região, a articulação de redes e a parceria entre pesquisadores, profissionais e empresas de comunicação.

A programação inclui debates sobre a situação da pesquisa em jornalismo no sul do Brasil e uma mesa-redonda com representantes das principais agências de fomento. A novidade é a sessão "Oportunidades de inovação e demandas do setor produtivo", agendada para o dia 19, que visa debater e prospectar oportunidades de parceria das instituições de pesquisa da região com o setor produtivo. De acordo com Eduardo Meditsch, coordenador do Simpósio e do Mestrado, "a pesquisa em jornalismo se torna fundamental para alicerçar com massa crítica a formação, o exercício profissional, e a necessária inovação na atividade econômica".

O evento, que acontece no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão, no Campus da Trindade, será transmitido ao vivo pela internet através do site www.posjor.ufsc.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência através de ficha disponibilizada no mesmo site. As vagas são limitadas. O evento é promovido pelo Mestrado em Jornalismo da UFSC e a Fapeu, conta com o apoio da Fapesc e da Finep, e parceria com a SBPJor, ANJ, Fenaj, Radiobras e Cátedra RBS.



Programação:

18 de setembro de 2007 - terça-feira

09 horas - Abertura do Evento

9h 30min - Mesa 1:
A experiência da pesquisa em Jornalismo nos Programas de Pós-Graduação da Região Sul

Profa. Dra. Christa Berger - Unisinos
Profa. Dra. Cláudia Quadros - Tuiuti
Prof. Dr. Jacques Wainberg - PUC-RS

Profa. Dra. Luciana Mielniczuk - UFSM

Profa. Dra. Virgínia Fonseca - UFRGS




14 horas - Reunião (restrita) entre os representantes dos programas para articulação de Rede de Pesquisa

19 de setembro de 2007 - quarta-feira

09 horas - Mesa 2:
Oportunidades de inovação e demandas do setor produtivo na Pesquisa Avançada em Jornalismo

Professor Doutor Elias Machado - Presidente da SBPJor

Jornalista Marcelo Rech - Diretor Editorial da Associação Nacional dos Jornais
Jornalista Luiz Fernando Rocha Lima, diretor de Jornalismo do grupo O Popular, de Goiânia, membro do Comitê Editorial da ANJ

Jornalista Cláudio Thomas - Editor Chefe do Diário Catarinense e co- coordenador da Cátedra UFSC-RBS

Jornalista José Roberto Garcez - Presidente da Radiobras
Jornalista Maria José Braga - Secretária Geral da Federação Nacional de Jornalistas

12 horas - Reunião (restrita) entre os representantes do setor produtivo e os pesquisadores para prospectar possibilidades de parceria

15 horas - Mesa 3:
A Pesquisa em Fundamentos do Jornalismo no Mestrado da UFSC (Linha 1)
Prof. Dr. Francisco Karam
Prof. Dr. Orlando Tambosi
Profa. Dra. Gislene Silva
Profa. Dra. Daisi Vogel
17 horas: Mesa 4:
A Pesquisa em Processos e Produtos Jornalísticos no Mestrado da UFSC (Linha 2)
Prof. Dr. Nilson Lemos Lage
Prof. Dr. Eduardo Meditsch
Prof. Dr. Elias Gonçalves
Profa. Dra. Tattiana Teixeira

20 de setembro de 2007 - quinta-feira

9 horas - Mesa 5:
A Pesquisa Avançada em Jornalismo e as Agências de Fomento: Experiência e Perspectivas
Prof. Dr. Juremir Machado da Silva - Representante da Área de Comunicação no CNPq

Prof. Dr. Marcius Freire - Representante da Área de Comunicação na Capes

Prof. Dr. Representante da Fapesc
Prof. Dr. Luiz Martins da Silva - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UnB

11 horas - Conferência de Encerramento:
A importância da memória e da tradição na Pesquisa Avançada em Jornalismo
Prof. Dr. José Marques de Melo - Presidente da Intercom e Titular da Cátedra Unesco-Umesp

Saturday, September 08, 2007

Pesquisador argentino comenta livro sobre jornais de língua espanhola na internet


O livro "Periodismo Digital: los grandes diarios en la red", do pesquisador Luis A. Albornoz, que apresenta uma análise dos jornais digitais LANACION.com y Clarin.com (Argentina); ElPais.com , El Mundo.es y ABC.es (España); y Reforma.com (México) em termos de conteúdo e serviços, é o tema de sua entrevista ao La Nacion.

Albornoz afirma serem os jornais a mídia mais consolidada na internet, porém seu foco de interesse é o ponto de encontro das indústrias culturais com as novas redes digitais, ou seja entre imprensa, cinema, televisão, produção editorial, fonográfica e internet.

O trabalho indica algumas tendências identificadas e trabalhadas na pesquisa do jornalismo digital no Brasil. Editado neste ano pela
La Crujía, já se encontra à disposição dos pesquisadores do GJOL há dois meses, por ocasião da visita da pesquisadora Leonor Graciela Nathanson à Argentina. A professora também convidou o autor a visitar o GJOL em sua próxima viagem ao Brasil, o que poderá ocorrer neste ano.

Acesse o capítulo III do livro: A imprensa diária na internet.

Via La Nacion.com.

Carla Schwingel

Rede "Jornalismo e Tecnologia" busca consolidação no SBPJor

Um grupo de pesquisadores, coordenados por Walter Lima, vêm desde o início deste ano discutindo estratégias para criar uma rede acadêmica sobre Tecnologia, tendo em vista as diretrizes para a consolidação da pesquisa em Jornalismo propostas pelo SBPJor.

Na apresentação da Comunicação Coordenada "Jornalismo e Tecnologia", selecionada para 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, será realizada uma reunião com todos os pesquisadores brasileiros interessados. Momento em que a rede será oficializada junto ao Comitê Científico da associação.

Caso você tenha interesse em tecnologias aplicadas ao jornalismo e especificamente ao ciberjornalismo, verifique a programação do SBPjor e compareça nesta apresentação, que deve ocorrer no dia 16 de novembro de 2007, em Aracaju.

Abaixo, segue a ementa da mesa e os resumos dos trabalhos que serão apresentados. A mesa conta com trabalhos de dois pesquisadores integrantes do GJOL, e a rede com a participação já confirmada de mais três.

Mesa: Jornalismo e Tecnologia
Ementa: A Comunicação Coordenada “Jornalismo e Tecnologia” tem o propósito de debater quais os impactos que as atuais tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) perpetram nos campos do ensino, da pesquisa e da prática do Jornalismo. Discute como os efeitos das onipresentes tecnologias de conexão e de intercâmbio de dados e de conhecimento estão alterando radicalmente todos os ambientes midiáticos, seja na mídia tradicional ou na mídia digital, impelindo que os setores diretamente envolvidos encontrem novas abordagens e estruturas de ensino, novas metodologias de pesquisa e novas formas de captar, produzir, empacotar e distribuir informação com conteúdo jornalístico. Nesse sentido, as NTICs lançam novos desafios, aos profissionais do ensino, da pesquisa e da prática jornalística, impostos pela era da convergência digital e divergência de meios.

Trabalhos:
Walter Lima - Casper Libero
Estudo da história e filosofia da Ciência para o avanço qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo
O artigo propõe a importância de dotar o pesquisador em jornalismo e tecnologia de Comunicação de conhecimentos relativos à filosofia e história da Ciência Exata e da Terra visando o aumento qualitativo na compreensão dos impactos proporcionados por máquinas computacionais conectadas em redes. A necessidade de ampliar o campo do conhecimento nessa área se faz premente, pois grande parte dos investigadores formados em jornalismo tem suas bases conceituais formadas somente a partir dos fundamentos das Ciências Sociais. No campo da tecnologia, que é um subproduto da Ciência, o pesquisador deve compreender como se produz o conhecimento científico nessa área. A tecnologia é objeto pertinente e permanente, pois é importante nos processos de obtenção, produção, empacotamento e distribuição de conteúdo informativo.

S. Squirra - Metodista
O jornalista e a onipresença da tecnologia
Dos seus primórdios aos dias atuais, a tecnologia tem sido parte indissociável da vida, mas sobretudo da realidade e das práticas jornalísticas. Todavia, e diferente de anos atrás, quando os processos técnicos estavam disponíveis exclusivamente para a produção jornalística, nos dias atuais a evolução tecnológica tem proporcionado que inúmeros aparatos tecnológicos digitais inovadores permitam os processos de recepção de mensagens, estando portanto, nas mãos dos consumidores de notícias. Tal condição trouxe pluralidade e aquilatamento na arte do consumo de informações de toda ordem. Com esta realidade, o cenário do jornalismo alterou-se radicalmente com as onipresentes tecnologias de conexão e intercâmbio de dados e conhecimento.

Carla Schwingel - UFBA
O processo de produção e os elementos constitutivos dos sistemas de publicação de conteúdos do ciberjornalismo
Este artigo procura situar os sistemas de publicação de conteúdos no processo de produção do ciberjornalismo, tendo em vista sua delimitação conceitual. Então, dialogando com a filosofia da técnica e a engenharia de softwares, parte para a análise das noções de ferramenta, sistema e ambiente para compreender os elementos que compõem um sistema de publicação e são por ele compostos.

Sonia Padilha - UFPA
A contribuição do webjornalismo na construção da sociedade do conhecimento
Embora a sociedade do conhecimento, forjada pelo processo de globalização e convergência informação/novas tecnologias de Informação e comunicação (NTICs), ainda esteja em construção, é possível nos questionarmos sobre o papel do webjornalismo na composição da moeda motriz dessa sociedade, ou seja: o conhecimento. Destarte, este trabalho observa a contribuição do webjornalismo a partir de seus atributos, considerando que informação é a célula do conhecimento e que as notícias são processos de reprodução celular que colaboram na edificação de um saber estratégico que leva ao entendimento de contextos, tendo ainda a qualidade de tornar o mundo mais inteligível.

Enio Moraes Junior - USP
Jornalistas para o século XXI
Entendendo a cidadania a partir do conceito de ação de Hannah Arendt, este artigo discute as perspectivas para a formação profissional do jornalista brasileiro, especialmente com o advento das novas tecnologias de comunicação, considerando que elas têm engendrado uma nova forma de vida em sociedade a que Stephen Bertman denomina hipercultura, à qual vincula-se o que Muniz Sodré chama de bios midiático.

Beatriz Ribas - UFBA
Web Semântica e produção de notícias: Anotações para o estudo da aplicação da tecnologia ao campo do Jornalismo
O presente artigo visa à revisão bibliográfica preliminar dos estudos da Web Semântica, buscando sua integração com o campo do Jornalismo. Parte integrante da tese de doutorado iniciada em janeiro de 2007, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/Ufba, o trabalho pretende iniciar reflexões em torno da aplicação dos conhecimentos de Sistemas da Informação para o desenvolvimento de projetos na área do Jornalismo nas redes telemáticas.

Carla Schwingel