Friday, March 30, 2007

Mesa encerra primeiro dia com excessiva visao mercadologica


Nem todas as apresentacoes podem ser excelentes. A primeira e a ultima foram muito boas. A terceira, sobre o Le Monde, interessante. Porem, um painel que comecou de forma brilhante com Marta Stone analisando as perspectivas no Jornalismo Digital a partir da reestruturacao das redacoes, da narratividade, do treinamento, do foco de audiencia, da web 2.0 e do trabalho colaborativo, passou a ser discutido depois de um ponto de vista tradicional e mercadologico. Stone nao apenas sugeriu tais questoes, mostrou-as na pratica, principalmente a partir do trabalho da BBC.

Apos ocorreu a apresentacao de Rodrigo Flores, editor do Uol, que motivou uma interessante pergunta, no final, acerca do modelo de negocios da empresa nao estar assentado sobre perspectivas jah ultrapassadas na producao jornalistica. A apresentacao do brasileiro denotou mais uma vez o distanciamento entre a pesquisa e o mercado brasileiro de jornalismo digital. Enquanto na academia temos discussoes que sao referenciais no nosso pais e que em nada ficam devendo a producao externa, no mercado temos profissionais ainda mal capacitados, o jornalismo digital nao eh visto e gerido como um modelo de negocios e as redacoes nao aplicam a minima estrutura narrativa em uma materia. El Pais, BBC, MSNBC, USA Today...jornais que possuem uma contextualizacao narrativa para sua estorias, o chamado storytelling. Estruturacao de narrativa jornalistica nao se faz ao leu, simplesmente com associacao por palavras chaves em banco de dados.
A apresentacao seguinte foi sobre o Le Monde e a situacao de um tradicional jornal europeu mediante o decrescimo da audiencia entre seus leitores jovens. Muito prestigio e pouco retorno financeiro nos ultimos anos. Na sequencia, uma apresentacao mercadologica do Grupo Prisa, proprietario do El Pais e, por fim, a de uma jornalista colombiana que desmonstrou como A Semana faz um jornalismo digital premiado internacionalmente desde Bogota. Como construem, estuturam suas materias. Fechou bem o painel.

3:15 - 4:45: The transformation of journalism on a flat world – International perspectives on online journalism
Chair: Martha Stone, Director of Shaping the Future project, World Association of Newspapers, Paris, France

|| Rodrigo Flores, Content Edictor, UOL, Brazil
|| Jean-François Fogel, Le Monde Interactif, Paris, France
|| Ismael Nafria, Content Deputy Editor, Prisacom/ElPais.com, Madrid, Spain
|| Juanita León, Online Editor, Semana Magazine, Bogotá, Colombia

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home