Monday, February 11, 2008

Estrutura manual no Campus Party

Hoje teve inicio, em Sao Paulo, o CampusParty, um dos maiores eventos de tecnologia que ocorrera no pais em 2008. Com 3.000 inscritos que podem ficar acampados, uitlizar conexoes de alta velocidade, assistir a palestras de grandes nomes de areas diversas como blogs, softwares livres, comunidades virtuais, robotica, astronomia, fazer cursos; e com um espaco de feira de tecnologia, que eh muito mais o Party do que o Campus, o evento parece prometer.
E prometia. Como um evento de tecnologia, os instrumentos de fiscalizacao e controle de entradas e saidas dos distintos locais (acantonamento, conexao, registro de equipamentos) sao na base da caneta e papel. E muitas vezes do papelzinho.
Momento Tecnologico 1: no portao de entrada, os segurancas lhe informa que o credenciamento eh ali, no balcao mais adiante. Voce fornece o seu apelido, que eh localizado em uma listagem de papel e na pilha de crachas, Isso para quem chegou mais tarde. Para quem chegou mais cedo a situacao parece que foi ainda mais tecnologizada. A pessoa na fila recebia um papelzinho para escrever seu nickname, escrevia a caneta. Chegava no balcao, entregava o papelzinho com o nick. O atendente procurava o nick na lista, confirmava o nome da pessoa, escrevia o nome ao lado do nick e entragav o cracha.
Momento Tecnologico 2: ja devidamento munido de sua credencial em forma de cracha, o campuseiro podia buscar literalmente o seu espaco: a barraca para montar acampamento. Subindo as rampas com mochilas e equipamentos, ele chegavaa uma mesa na qual as pessoas sentadas vasculhavem listagens impressas em folhas de oficio. Ao fornecer o seu nome, a pessoa sentada o procurava na lista e, achando-o, riscava-o e permitia o acesso do inocente ao ultimo andar do evento, onde nada mais havia do que espacos a serem ocupados por barraquinhas azuis do patrocinador. Caso o nome nao estivesse, a ser o escrevia a caneta no final da listagem ou da folha e autorizava a passagem do vivente. Pronto: campuseiro dotado de barraca para montagem ou compauseiro (os retardatarios) procurando barracas vazias.
Momento Tecnologico 3: Com cracha, com barraca, melhor cadastrar os equipamentos. Ao chegar na mesa para pegar a tal chave digital que conteria dados como identidade, nome completo para poder sair com eles do evento, descobre-se ser um adesivo.
O MOmento 4, 5, 6...completarei em uma madrugada sem sono...quando tb farei a correção disso aí sem acento e sem revisão :-)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home