Wednesday, August 01, 2007

Salaverría discute convergência no Ciberjornalismo na UFBA

"Convergência nos meios digitais: evolução dos modelos editoriais em Internet" é o curso que o professor espanhol Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, estará ministrando nas tardes dos dias 01, 02 e 03 de agosto no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

O curso é promovido pelo Grupo de Estudos em Jornalismo On-line (GJOL) como parte das atividades do Convênio Internacional de Pesquisa sobre Jornalismo Digital firmado entre pesquisadores de universidades brasileiras e espanholas, com apoio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Diretor do Laboratório de Comunicação Multimídia da Universidade de Navarra, Ramón Salaverría é um dos principais especialistas espanhóis da área. Autor dos livros Cibermedios (Comunicación Social, 2005), Redacción periodística en internet (Eunsa, 2005) e Manual de Redacción Ciberperiodística (Ariel, 2003), também tem vários artigos e capítulos de livros publicados sobre gêneros e ciberjornalismo.


A Convergência para o Ciberjornalismo será discutida em três níveis, de acordo como os espanhóis a vem sistematizando: 1) nas organizações jornalísticas (empresas); 2) nas redações jornalísticas (sistema de produção); 3) na prática e produção jornalística (conteúdos).

O curso é gratuito e direcionado a pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e jornalistas profissionais. As inscrições serão feitas no local no dia 01/08, quarta-feira, das 14 às 15 horas e terá certificado emitido pelo GJOL para quem tiver 100% de freqüência.

Para estudantes de graduação, o professor Salaverría estará ministrando no dia 6 de agosto, às 9h, no mesmo local, a palestra de abertura do semestre 2007.2 da Facom, intitulada "Comunicação multimídia: novas possibilidades expressivas na era digital".

O professor Salaverría encontra-se na Facom como visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Serviço:

O quê?
Curso "Convergência nos meios digitais: evolução dos modelos editoriais em Internet"

Quando?
Dias 01, 02 e 03 de agosto, das 15 às 18h.

Onde?
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
Rua Barão de Geremoabo, s/n. – Campus de Ondina
Térreo

Para quem?
Pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e jornalistas profissionais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home