Saturday, March 31, 2007

Palestra de professor sul-africano mostra ausencia de cobertura internacional na internet

Guy Berger estruturou sua palestra em cinco partes. Na primeira, mostrou uma foto da sua faculdade que parecia meu colegio estadual lah no interior do Rio Grande do Sul, uma arquitetura quadrada, caixote, do interior do Brasil estruturado e totalmente distante das grandes e novas escolas estadunidense. Depois, o mural da escola, os computadores utilizados. As fotos foram se sucedendo e a plateia rindo. No momento seguinte, com muita habilidade, Berger perguntou o que ocorria nos Estados Unidos e foi mostrando o percentual de americanos que sabiam questoes basicas como o terra girar em torno do sol, como que Condoleezza Rice eh secretaria de Estado, onde ficam determinadas paises, como o Afeganistao. E os numeros nao foram animadores. A plateia tambem nao riu.

Apos, ele passou para a suposta "internacionalizacao" da cobertura jornalistica, o que dizem os academicos e os correspondentes, e ficamos todos com a sensacao de que nao existe cobertura internacional, de que o conteudo na web eh centralizado, jah que EUA e Europa produzem 90% dele, e de que tudo eh uma promessa para o mundo "globalizado".

10:30-11:15: Getting the most global medium to live up to its global promise
|| Keynote Speaker: Guy Berger, Professor and Head of the School of Journalism and Media Studies, Rhodes University, South Africa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home