Thursday, February 14, 2008

Oficinas e Organização do Campus Party

Desde terça-feira, tenho conversado com pessoas que comentam irem para cursos e oficinas que acabam acontecendo aos pedaços. São apresentadas reduzindo conteúdo ou mesmo canceladas devido à falta de configurações ou mesmo de condições de serem oferecidas. Hoje vivenciei tal experiência.
13h, Oficina de Zope, Plone, ministrada pela Serpro. Epopéia: chegar na recepção, perguntar onde seria a oficina (parte delas são no térreo, salas ao lado da recepção; parte no primeiro andar, onde está a arena), encontrar a sala... Então, ninguém por ali soube me dizer onde seria a oficina e nenhuma das folhas indicativas nas portas continha o nome da que buscava. A menina da recepção disse para que procurasse no site (o que mais uma vez denota o despreparo para o atendimento do público de evento com as características do Campus Party, que obviamente já procurou inúmeras vezes na internet), mas tudo bem. Chegando na área do Software Livre, no primeiro andar, havia uma ilha de computadores com um telão e, perguntando, disseram-me que seria ali. E os problemas passaram a ser outros: primeiro o computador do palestrante estava sem conexão, alguns PCs da ilha estavam sem conexão, o sistema não pode ser instalado porque a máquina não continha aplicativos. Para nao cancelar a oficina, o instrutor passou a mostrar o Plone de sua página pessoal e, quando finalmente conseguiu instalar e compilar o que necessitava para baixar, rodar e instalar o Plone, mostrando suas funcionalidade, começou uma palestra na área de robótica, que era ao lado, com o som altíssimo, impedindo a comunicação entre as quatro pressoas envolvidas na oficina.
Quatro pessoas. Isso mesmo, com o instrutor. A única informação desta oficina era um quadrado vermelho na programação de... segunda-feira. Quem olhou na quinta, nada encontrou.
O Plone é um sistema de gestão de conteúdo ou content managment system (CMS) usado em vários sites do Governo Federal e adotado pela Serpro como padrão para a composição e publicação de sites governamentais. É uma ferramenta automatizada para a publicação de conteúdos.
Muito de meu interesse na Oficina foi em descobrir por que todos os sites feitos pelo Plone ficam com aquela cara de tabelão, de "eu sou um CMS". A explicação dada não foi por limitação técnica, mas sim de pessoal, em função da maioria dos órgãos federais não possuírem designers ou arquitetos da informação, mas sim analistas, que programam as áreas de visualização e só.
Outro motivo para adoção do Plone foi devido à segurança. Ele foi um o sistema mais seguro testado.
Se a limitação não é técnica, não compreeendo o motivo da Serpro até o momento não ter investido nesta área de design e de comunicação.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home