Sunday, March 09, 2008

História, teoria e metodologia do jornalismo estão em pauta

No último SBPjor, novembro passado em Aracaju, a temática foi a metodologia em jornalismo. Alguns livros também foram lançados no ano passado, como o "Metodologia de Pesquisa em Jornalismo", de Marcia Benetti Machado e Cláudia Lago, com textos de vários pesquisadores. Nele foi publicado o artigo dos professores Marcos Palacios e Elias Machado sobre a metodologia de pesquisa do GJOL.

Nesta semana, está sendo lançado em Portugal mais um livro com tais preocupações. "Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa - Perspectivas Luso-Brasileiras", de Jorge Pedro Sousa. Também com artigos de pesquisadores brasileiros, será apresentado na III Jornadas Internacionais de Jornalismo, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, no dia 14 de Março.

Por encomenda custa 14,50 euros.

Os textos inclusos são: os incluídos:
O jornalismo como forma de conhecimento: Uma abordagem qualitativa (Eduardo Meditsch); Uma história breve do jornalismo no Ocidente (Jorge Pedro Sousa); Uma história do jornalismo em Portugal até ao 25 de Abril de 1974 (Jorge Pedro Sousa); Uma história do jornalismo em Portugal: o pós-25 de Abril (João Carlos Correia); Jornalismo no Brasil: Dois séculos de história (Marialva Barbosa); Pesquisa e reflexão sobre jornalismo: Até 1950... e depois (Jorge Pedro Sousa); A teoria do jornalismo no Brasil - após 1950 (Felipe Pena); A teorização do jornalismo no Brasil: Das origens à actualidade (José Marques de Melo); A teorização do jornalismo em Portugal até 1974 (Jorge Pedro Sousa, Nair Silva, Gabriel Silva, Carlos Duarte); Os estudos jornalísticos em Portugal: 30 anos de história (João Carlos Correia); Métodos de pesquisa em jornalismo (Antônio Hohlfeldt e Aline Strelow).

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home