Wednesday, March 05, 2008

Inscrições abertas para Simpósio de Jornalismo Online

Ontem recebi a informação de minha amiga Amy Schmitz Weiss, professora da Universidade do Texas e uma das organizadoras do Simpósio Internacional de Jornalismo Online, de que estão abertas as inscrições para quem pode ir a Austin assistir in persona às apresentações. Ao contrário da maioria de eventos como esse, as inscrições são gratuitas, e a pessoa ainda ganha de lambuja a alimentação, nos famosos "ticktes de Rosental". O prazo vai até 21 de março, porém as vagas encerram-se muito rapidamente.

Proposto e coordenado pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, em sua nona edição, o evento se configura hoje como talvez o mais importante e duradouro dos Estados Unidos.

A programação do primeiro dia é voltada para o mercado, com representantes e jornalistas de empresas de comunicação com jornais online ou negócios no ciberespaço. No segundo, é dedicada à academia, com a discussão de textos e de resultados de pesquisas. Os artigos e apresentações dos anos anteriores estão disponíveis no site.

Quem estiver em território ianque, pode ir até Austin nos dias 04 e 05 de abril. Já os deste lado do Equador poderão acompanhar o evento pela web. Só ficar atento para o fuso horário, são duas horas a menos em Austin.

As discussões entre academia e mercado é um dos fatores mais interessantes do evento. Ao contrário do Brasil, as empresas são permeáveis aos pesquisadores, financiam pesquisas direcionadas, têm tradição de integrar a pesquisa em seus produtos. As grandes fundações promovem há décadas tal integração.

É um prazer ver o trabalho de Rosental e como ele conseguiu, brasileiristicamente, integrar discussões muitas vezes díspares e árduas. Neste ano, a presença brasileira ocorrerá com a coordenação da mesa "Social Networking and User-Generated Content", pela professora Beth Saad, da Universidade de São Paulo, às 13h15min, do dia 05 de abril, sábado.

Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home