Thursday, February 14, 2008

Jornalismo e nova economia

A mesa Jornalismo e a Nova Economia foi composta pelos palestrantes agendados e também contou com a participação de dez blogueiros. Jornalistas que não estão na grande mídia. Após um breve impasse, já que foi chamada e montada sem a presença destes, subimos com as próprias cadeiras.
O que ficou evidente foi a falsa dicotomia entre grande mídia e blogueiros, o que remete, a meu ver, à necessidade de compreensões das delimitações e fronteiras entre as práticas no ciberespaço. Não estávamos ali como blogueiros, mas sim como jornalistas blogueiros. E o que significa ser um blogueiro? E um jornalista blogueiro? Todo jornalista que não está na grande mídia ao publicar informações contantes em seu site na internet é um blogueiro? O que faz um blog ser jornalístico? Quais são os limites entre um blog e um Sistema de Gestão de Conteúdos, já que os blogs cada vez mais incorporam ferramentas a seu formato tradicional de publicação?
Questões e mais questões, que certamente não serão respondidas mediante uma oposição entre jornalistas e blogueiros. Mas quem sabe talvez venham a ser delineadas se pensarmos em termos de ciberjornalismo.
Isso sem mencionar a academia e a questão teoria X prática, que na quarta-feira havia surgido em algumas conversas...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home