Friday, February 15, 2008

Diferencial do CampusBlog

Verdade seja dita, uma das áreas que melhor funcionou no Campus Party foi a CampusBlog. Coordenada por Lúcia Feitas, jornalista e blogueira, o CampusBlog teve uma programação direcionada à comunidade blogueira, em grande parte composta por jornalistas (com todas as redundâncias que muitas vezes precisamos). Talvez por uma definição de público alvo mesmo, ou por um cuidado na programação de palestras sobre as dúvidas comuns de quem bloga, ou pela articulação da comunidade, ou pela cobertura pela imprensa... o fato foi que deu certo.
Outras áreas muito ativas foram a do sempre Software Livre (que já tem os FISL em sua nona edição no Rio Grande do Sul e os Projetos SL em vários estados, com fóruns regionais e locais), nas bancadas e na arena; e a do Modding, muito mais nas bancadas; e Robótica.
A programação madrugadaadentro conectando todos os aficcionados rememorou o verdadeiro sentido de comunidade, aquele que Michel "gravatinha borboleta" Maffesoli teorizou como cultura do efêmero, na sociologia do cotidiano.

Labels: , , ,

3 Comments:

Blogger Lucia Freitas said...

UAU! Agradeço o elogio. Realmente foi uma experiência incrível organizar e coordenar tudo isso, dando conta de mil detalhes ao mesmo tempo. O melhor: todo este sucesso é resultado de poder contar com os melhores da web. Juliano Spyer, josé murilo junior, andre avorio, pedro markun e tantos outros que participaram do comitê. Espero, do fundo do coração que os colegas da Colômbia e da Espanha, que já estão organizando a área de blogs possam construir tanto conhecimento - e compartilhamento.

9:21 PM  
Blogger Nospheratt said...

"à comunidade blogueira, em grande parte composta por jornalistas" <- de onde você tirou isso? A porcentagem de jornalistas-blogueiros era ínfima no Campus Blog, e é menor ainda na blogosfera como um todo.

11:07 AM  
Blogger CaRuSchWinGeL said...

OLá, nospheratt.
Obviamente que tirei de minhas percepções do evento. Estive todos os dias na Campus Party, em todos assisti a palestras ou oficinas no Campus Blog, onde muitos participantes se identificaram para fazer questões. Conheço alguns colegas e conheci outros. Mas para falarmos com toda a propriedade, teríamos que esclarecer aqui a noção ou conceito de jornalista e blogueiro a que estou me referindo a que você se refere. E, obviamente, para sermos ainda mais precisos, precisaríamos de uma pesquisa com o perfil dos participantes, não somente com suas profissões, mas com a percepção de atuação ao publicarem informações na web. Por fim, todos os jornalistas que encontrei no evento estavam na área Campus Blog, e participei de várias outras áreas da feira. Mas se você tiver alguma informação contrária, por favor, divulge-a.
Um abraço.

4:28 AM  

Post a Comment

<< Home